terça-feira, 14 de maio de 2019

A imagem da padroeira secundária do Recife está em peregrinação por todas as paróquias do território da AOR.

Em comemoração aos 100 anos da coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo, a imagem da padroeira secundária do Recife está em peregrinação por todas as paróquias do território da Arquidiocese de Olinda e Recife.
E nesta Sexta-feira (17) é a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora do Carmo em nossa paróquia, convidamos todos para acolher a imagem da Virgem do Carmelo com muito amor e alegria!

O reitor da Basílica de Nossa Senhora do Carmo, frei Rosenildo de Souza, explica que a iniciativa da Província Carmelitana de Pernambuco marca o início da exposição da imagem de Nossa Senhora do Carmo em paróquias, hospitais e casas públicas do executivo, legislativo e judiciário em toda a capital pernambucana. O reitor adianta que a imagem peregrina é a mesma que segue em procissão pelas ruas do centro do Recife, na tradicional festa do Carmo, todos os anos, no mês de julho.


É importante ressaltar que a primeira parte das visitas segue até o dia 5 de julho. Do dia 6 a 16 as atenções se voltam para as comemorações da festa do Carmo no Recife, e a peregrinação só volta a acontecer no início de agosto, seguindo até o dia 20 de setembro. E, no dia 16 de julho, data que homenageia a santa padroeira do Recife, ocorre uma nova romaria, como já é tradicional. “Antes de ser uma santa, Nossa Senhora do Carmo é uma mãe. E cuida do seu povo, dos seus filhos. Convocamos todos esses filhos a participarem dos festejos e exaltarmos juntos a nossa fé”, ressalta Frei Nilton.
A coroação canônica de Nossa Senhora do Carmo ocorreu em 21 de setembro de 1919. A imagem doada por Maria I saiu da Igreja do Carmo, desfilou pelo centro do Recife até o Parque 13 de Maio, onde foi coroada solenemente com a presença de 34 bispos brasileiros. Três anos depois, os frades iniciaram uma campanha para a Igreja do Carmo receber o título de Basílica, o que aconteceu em 1921.
(Fonte: PASCOM AOR